Sidney é um cinéfilo aficionado por filmes de terror, ele adora cada detalhe arrepiante dessas produções cinematográficas que trazem sustos, terror e suspense. Quando perguntaram qual filme dele predileto, sua resposta foi categórica: “O Exorcista”.

Esse filme lançado em 1973, dirigido por William Friedkin e estrelado pela atriz Linda Blair, conta a história de uma garotinha que é possuída por um demônio. O roteiro foi inspirado em fatos reais e baseado em um livro de mesmo nome escrito por William Peter Blatty. O filme foi um sucesso de bilheteria e crítica, ganhando até mesmo o Oscar de melhor roteiro adaptado.

Sidney contou com muita empolgação as cenas que mais o aterrorizaram, como o giro de cabeça da menina possuída, as cenas exorcismos e a trilha sonora assustadora. Ele explicou que esse filme mexeu com traumas e medos verdadeiros: “O medo do sobrenatural é algo muito forte na nossa cultura, todo mundo tem medo de possuídos e demônios. É uma fantasia que nos causa uma tensão inexplicável, algo que só o terror pode proporcionar.”

Essa fantasia tão impactante possui uma explicação psicológica. De acordo com estudos do psicólogo Glenn Walters, essa sensação de medo e tensão gerada pelos filmes de terror pode ser vista como uma forma de prazer. Isso porque nosso organismo libera adrenalina em situações de stress, provocando uma sensação de excitação e prazer. Essa experiência é tida como viciante e por isso muitos cinéfilos procuram filmes cada vez mais assustadores.

Sidney concluiu nossa conversa dizendo que apesar de todo o medo que sente, ele ama essa sensação de excitação e está sempre procurando novos filmes para aumentar a adrenalina. Filmes de terror são produções emocionantes que captam a nossa atenção e causam diversas reações em nosso corpo, nos deixando arrepiados e ao mesmo tempo fascinados.